Como dar entrada na 2º Via da CNH?




Alguns documentos são tão únicos que quando perdemos ou somos roubados, ficamos sem nem saber como resolver o problema, esse é o caso da CNH.

Para retirar a CNH o processo é um pouco trabalhoso, porém não é difícil, caso a CNH seja definitiva e esteja perto da data de vencimento, o portador da CNH poderá optar pela renovação da CNH.

O primeiro passo para dar inicio ao processo de segunda via do documento é pegar o boletim de ocorrência ou declaração de extravio ou outras causas, como perda.

É possível realizar a solicitação através do site do Detran, porém para dar continuidade não é permitido que o condutor possua suspensa ou cassação.

Para efetuar o pedido de segunda via através do site basta o motorista realizar seu cadastro e efetuar seu login com sua senha.

Após escolha a opção segunda via e informe os dados solicitados, em seguida basta pagar a taxa do Detran SP de emissão de CNH e seguir o para efetuar o pagamento. Essa opção é no caso de solicitar a segunda via pela internet.

Passo a passo

Para pedir a segunda via da CNH pessoalmente basta se dirigir a uma unidade do Detran ou em algum posto do Poupatempo/SAC. Caso o condutor escolha ter sua CNH entregue em casa pelo correios é preciso que seus dados estejam corretos no Detran e para isso basta acessar ao site ou se dirigir a uma unidade do Detran também.

Para atualizar o endereço no Detran é preciso que o motorista leve comprovante de endereço de conta consumo como água, luz, telefone, tv a cabo ou gás.

A única pessoa permitida a solicitar a segunda via da CNH é o próprio motorista.

Para adquirir a segunda via basta ir até uma unidade do Detran com os documentos necessários em mãos , pagar a taxa da emissão da CNH no valor de 38 reais e 86 centavos e retornar ao local onde o serviço foi solicitado apresentando os documentos e o comprovante de pagamento.

Após basta o condutor optar por retirar no Detran ou pedir para ser entregue através do correio em seu endereço.

Para retirar o documento é preciso estar com o protocolo e documentos de identidade original, caso o motorista não possa ir buscar apenas um parente próximo é permitido como pais, irmãos, filhos ou cônjuges.

Deixe um comentário