Como dar entrada no cartão cidadão?




Emitido pela Caixa, o cartão cidadão é um cartão magnético – da mesma maneira que um cartão de crédito ou débito dos bancos – pessoal e intransferível que é destinado ao trabalhador.

Ele serve para que o trabalhador tenha acesso a diversos benefícios e serviços que são prestados pelo governo. Entre eles estão PIS, PASEP, FGTS, seguro desemprego e bolsa família, entre outros. É importante lembrar que todo cidadão brasileiro tem direito a solicitar um cartão cidadão.

Porém, muitos brasileiros não sabem como solicitar um cartão cidadão. Para ajudar você no processo, separamos algumas dicas que vão ensinar você a dar entrada no seu cartão cidadão e aproveitar todas as funcionalidades que ele oferece.

Comece separando os documentos necessários

Antes de começar o processo de entrada no cartão cidadão, é preciso separar todos os documentos que são necessários para iniciar o processo.

Antes de mais nada confira se você está cadastrado no PIS/PASEP. Além disso deve também verificar se está cadastrado no NIS – ou Número de Inscrição Social – ou no NIT – o Número de Inscrição do Trabalhador.

Solicite os documentos que são necessários

Depois que o trabalhador conferiu as informações mencionadas no tópico acima, ele precisa verificar quais são os documentos necessários para dar a entrada no seu cartão cidadão. Para isso é preciso que o requerente entre em contato com a Caixa Econômica Federal e solicite os documentos necessários a um atendente.

Para isso é preciso ligar no número 0800 726 0207. É importante ressaltar que a ligação é completamente gratuita e não acarreta em custos para o trabalhador.

Como dar a entrada

O cartão cidadão pode ser solicitado de duas maneiras. A primeira é por meio do telefone mencionado no tópico acima e falando com um atendente da Caixa.

Outra maneira, a mais comum e também mais prática, é se dirigindo a uma agência da Caixa Econômica Federal. Para solicitar o cartão direto na agência é preciso levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Certidão Civil (de nascimento para pessoas solteiras e de casamento para aqueles que forem casados);
  • Termo de responsabilidade (não se preocupe, ele será emitido e assinado na própria agência que você escolher).

Com os documentos mencionados e com o número do PIS em mãos, qualquer trabalhador brasileiro pode solicitar o seu cartão cidadão e aproveitar todas as vantagens que esse pequeno cartão magnético pode oferecer.

Perdi o meu cartão ou fui roubado. E agora?

Caso isso tenha acontecido com você, fique tranquilo. É possível solicitar uma segunda via do seu cartão cidadão.

Para isso basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com número do PIS, Carteira de Identidade (RG) e um boletim de ocorrência em mãos. Feito isso é só falar com um atendente que ele irá guiar você por todos os passos necessários para obter uma segunda via.

O processo é praticamente igual ao de obtenção da primeira via do seu cartão cidadão.

Deixe um comentário