Como dar entrada no financiamento da caixa?




O sonho da casa própria toma conta de praticamente todos os brasileiros. Porém, para realizá-lo é preciso encarar o financiamento da Caixa Econômica Federal. E isso é um assunto que causa muitas dúvidas, afinal de contas, como e o que preciso para dar entrada em um financiamento?

Se você está com essas dúvidas, não se preocupe. Separamos aqui tópicos que irão explicar o processo de dar entrada em um financiamento da Caixa e tudo o que será necessário para isso.

Aprovação de crédito

O primeiro passo para se conseguir um financiamento é ter seu crédito aprovado pelo banco. Caso contrário, o financiamento não será possível. Há duas maneiras de saber se o seu crédito será aprovado ou não.

Uma opção é entrar no site www.caixa.gov.br/voce/habilitacao/financiamento/Paginas/default.aspx e utilizar o simulador que fica no lado direito da tela. A simulação funciona da seguinte maneira: ela se baseia em uma entrada a partir de 10% do valor total a ser pago e em um parcelamento de 90% em até 35 anos.

O primeiro passo é informar sua renda bruta familiar mensal, a data de nascimento do comprador e onde o imóvel a ser comprado está localizado. Na próxima tela você irá informar o tipo de financiamento, a categoria e o valor do imóvel, além de onde ele está localizado.

Feito isso você deve informar os seus dados pessoais e depois selecionar o tipo de relacionamento que você deseja ter com a Caixa. Pronto, você obterá os resultados do tipo de financiamento que será possível para você.

Outra opção é se dirigir direto a uma agência da Caixa e entregar a documentação necessária. Os documentos necessários são documento oficial de identificação, comprovante de renda, última declaração do imposto de renda e recibo de entrega à Receita Federal.

Assim, a caixa irá analisar o seu cadastro e os seus dados para então decidir se o seu crédito será ou não aprovado.

Avaliação do imóvel

Depois que você tiver o seu crédito aprovado, a Caixa realizará uma avaliação do imóvel a ser comprado e também a documentação dos vendedores.

Feito isso, ela apresentará a você as melhores opções de financiamento para o seu caso específico e também solicitará o restante de documentos a serem apresentados, que vai depender bastante do seu caso.

Finalização da entrada

Feito todos os passos anteriores, a etapa final. Depois de entregar todos os documentos que foram solicitados a você e depois que estes foram validados, você será chamado para assinar o contrato final.

Pronto, seu financiamento está completo! A partir daí é só aproveitar o imóvel novo que você adquirir, realizar o sonho de ter a casa própria e terminar de pagar o seu financiamento em parcelas que podem se estender a até 35 anos.

Apesar de ser um processo um pouco burocrático, é muito mais simples do que parece. Basta ter um pouco de paciência e disposição. Mas afinal de contas, é um esforço que vale a pena para adquirir a tão sonhada casa própria, não é mesmo?

Deixe um comentário