Como dar entrada no registro de técnico de segurança do trabalho?




Os profissionais formados no curso de Técnico em Segurança do Trabalho, só são capazes de exercer essa profissão quando de posse de registro profissional regularizado junto ao Ministério do Trabalho. Esse registro é a habilitação que se exige de pessoas que querem exercer a profissão regulamentada de acordo com a lei.

Algumas categorias que são regulamentadas por lei e que devem ter registro profissional no MTE são:

– Artista e Técnico em espetáculos de diversão;  

– Guardador e lavador de veículos autônomo;

– Publicitário e Agenciador de Propaganda;

– Secretário e Técnico em secretariado;

– Técnico de segurança do trabalho.

– Técnico de Arquivo.

Como se registrar no MTE

dar-entrada-registro-tecnico-segurancaPara obter o registro profissional de Técnico de Segurança do Trabalho não é necessário pagar nada, esse registro é elaborado pelo próprio Ministério do Trabalho, devido a falta de um conselho profissional específico dessa categoria.

Para solicita-lo é necessário acessar o site do ministério do Trabalho no endereço destacado ( www.sirpweb.mte.gov.br/sirpweb) preencher devidamente o formulário que ali se encontra e imprimir  2 vias do documento.

Após redigir e imprimir o formulário, é necessário ir a uma agência regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em posse das vias da solicitação junto com os outros documentos exigidos.

Processada a solicitação, o registro é passado na CTPS do profissional

Documentos necessários realizar o registro profissional de Técnico de Segurança do Trabalho

Ao profissional que deseja efetuar o seu registro, deverá dispor da Carteira de Trabalho e Previdência Social, além de outros documentos:

  • Fotocópia autenticada de comprovante de CPF;
  • Fotocópia autenticada de RG ou outro documento de identidade com foto;
  • Fotocópia autenticada de certificado de conclusão do curso de Técnico de Segurança do Trabalho ou curso de Supervisor de Segurança do Trabalho.

Os certificados de conclusão de curso não oferecem prazo de validade de modo que o registro pode ser solicitado a quando momento, pelo profissional.

Quanto ao diploma, existem cursos que dispõem de um tempo um pouco longo pra confeccioná-lo o que pode atrasar os tramites para requisitar o registro profissional. Tenha um certificado de conclusão na manga ou mesmo o histórico escolar. Assim você poderá dar entrada no registro provisório, de maneira que terá o prazo de um ano para apresentar o seu diploma.

Leve a carteira de trabalho, ela receberá a anotação com o número do seu registro e ficará alguns dias de posse do no órgão do MTE, o prazo é de cerca de sete dias úteis.

Em seguida, depois de ter aguardado os dias necessários, retorne ao MTE com sua cópia de requerimento para buscar sua carteira de trabalho.

Caso tenha feito o registro provisório, quando estiver em posse do seu diploma, acesse o site do SIRPWEB novamente, na seção de “apresentação de diploma”, obtenha o requerimento necessário e leve,  juntamente com a cópia do diploma, para Superintendência Regional do Trabalho e Emprego que esteja mais próxima de você. O número de registro não mudará de provisório para definitivo, contanto que o processo todo seja realizado dentro do prazo.

7 Comentários

  1. Joaquim Costa Gomes says:

    Passando o prazo de 01 ano, pode renovar o registro ou não?

  2. oi boa tarde eu estou esperando o meu.

  3. priscila says:

    ainda não estou com meu diploma tenho meu histórico escolar do ensino médio e um atestado de conclusão de curso posso dar entrada no registro provisório?

  4. Karoline says:

    ainda não estou com meu diploma tenho meu histórico escolar do ensino médio e um atestado de conclusão de curso posso dar entrada no registro provisório?

  5. iula karla says:

    não precisa de xerox da carteira de trabalho e sem autenticar- la não ne

  6. Estou com meu diploma e não consigo fazer,o registro achei muito complicado para fazer.

  7. elcio de assis benedito says:

    ja fiz solicitaçao do registro porem na hr de emitr a carteira nao estou conseguindo

Deixe um comentário