Como dar entrada na 2º Via da CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento muito importante, que pode ser utilizado para substituir RG, como documento de identificação oficial. Ao perder ou ter a CNH roubada, você se vê obrigado a emitir uma segunda via. Mas, você sabe o que fazer? O que precisa? Onde poderá solicitar a emissão da segunda via da CNH? Continue lendo e esclareça todas as suas dúvidas.

Onde posso solicitar emissão de segunda via da CNH?

A solicitação da segunda via da carteira nacional de habilitação deve ser solicitada junto ou departamento de transito da sua cidade (Ciretran). Essa solicitação, na maioria dos estados, pode ser solicitada online, sem sair de casa, ou presencialmente, indo até o Ciretran da sua cidade, ou a um posto do SAC ou PoupaTempo.

Quem pode solicitar a emissão de segunda via de CNH?

Podem solicitar a emissão de segunda via da CNH o motorista, titular do documento ou um procurador do motorista. Que possuam habilitação com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada), dentro do prazo de validade.

Documento necessários para solicitar segunda via de CNH?

Caso você faça a solicitação presencial, será necessário apresentar a original e uma cópia dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal oficial ( são reconhecidos como Documentos de Identificação as Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pela Secretaria de Segurança Pública (RG) ou pelos Órgãos ou Conselhos de Classe (CRM, OAB, CREA, CRP, etc.), CNH com foto, RNE – Registro Nacional do Estrangeiro ou CIE – Carteira de Identidade do Estrangeiro, passaporte com apresentação de outros documentos que constem o número do RG e CPF);
  • Comprovante de residência ou domicílio;
  • Boletim de ocorrência, caso tenha sido furtado/roubado.

Observação: Os documentos devem estar em bom estado de conservação, ter menos de 10 anos da data de emissão, sem rasuras ou sinais de violação. Já os comprovantes de residência aceitos são: contas de luz, água, telefone, extratos de contas bancárias, extratos de cartões de crédito e extratos de pagamento de planos de saúde em nome do requerente, emitidos nos últimos 03 meses.

Segunda via da CNH – É gratuita? Qual a taxa?

Depende! Na maioria dos casos, a segunda via, assim como a primeira, não é gratuita. Para solicitar a emissão da segunda via da sua CNH você deverá pagar uma taxa na média de R$67,10 (sessenta e sete reais e dez centavos – preço atualizado em 15/06/2018).

A isenção do pagamento dessa taxa pode ser solicitada, presencialmente, mediante apresentação do boletim de ocorrência que comprove que o documento foi furtado/roubado.

Passo a passo para dar entrada em segunda via de CNH – Pela internet

Passo 1 – Acesse o site do Detran de seu estado. Detran. SP, por exemplo.

como-dar-entrada-segunda-via-cnh-passo-1

Passo 2 – Clique no serviço desejado, acesse com seu login e senha, ou se ainda não possui cadastro, faça seu cadastro no site.  Esse passo é bem intuitivo, basta seguir o passo a passo.

como-dar-entrada-seunda-via-cnh-passo-2

Passo 3 – Após realizar o cadastro, faça seu login. Os serviços online ficarão disponíveis. Clique no desejado.

como-dar-entrada=segunda-via-cnh-passo-3

Passo 4 – Informe o local onde você quer buscar seu documento (alguns estados disponibilizam a entrega via Correios, com pagamento de taxa específica para esse serviço), preencha os dados solicitados e imprima o boleto.

Passo 5 – Efetue o pagamento do boleto em uma instituição financeira credenciada, aguarde 10 dias úteis e vá até o posto de atendimento escolhido para retirar a sua CNH.

Emissão de segunda via de CNH por procuração

É possível solicitar segunda via de CNH por meio de procuração. O processo de solicitação é o mesmo, entretanto, o procurador deverá apresentar, além dos documentos necessários listados acima:

  • Procuração pública com fins específicos, com firma reconhecida e, se forma em ouro município ou outro estado, reconhecer sinal público do tabelião;
  • Documento de identificação e CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identificação do outorgante (cópia).

Passo a passo para dar entrada em segunda via de CNH – Presencial

Passo 1 – Vá até uma das unidades de atendimento do Detran de seu Estado ( Cinetran, posto avançado do Detran, SAC, PoupaTempo, etc) com os documentos necessário em mãos.

Passo 2 – No guichê de atendimento, solicite o formulário para emissão de segunda via de CNH. Preencha e entregue junto a sua documentação. Será emitido um boleto de pagamento.

Passo 3 – vá até uma instituição financeira credenciada e efetue o pagamento da taxa.

Passo 4 – Aguarde 10 dias úteis e vá até o posto de atendimento escolhido para retirar a sua CNH.

Observações importantes sobre segunda via de CNH

  • A segunda via da CNH será emitida com o mesmo prazo de validade da original;
  • Caso a CNH esteja vencida, o usuário deverá realizar o processo de Renovação da mesma;
  • Os serviços terão validade de 01 (um) ano a contar da data de sua abertura;.
  • Os valores das taxas e a disponibilidade do serviço pela internet, variam de acordo a cada Estado.

Deixe um comentário