Como dar entrada na aposentadoria por idade?

A aposentadoria é um dos benefícios mais importantes para quem quer viver a terceira idade mais confortavelmente. Quando trabalhamos a vida inteira, gostamos de ser recompensando por anos de trabalho duro, contribuindo para o INSS e tendo uma carteira de trabalho bonito e correta.

aposentadoria-por-idade

O que buscamos é viver mais calmamente, tranquilo com o futuro, podendo aproveitar a vida com outra maturidade e caráter, sem pressa ou estresse. Por isso que a aposentadoria existe, para podermos desfrutar da terceira idade sem se preocupar com o amanhã.

Existem algumas regras para você dar entrada na aposentadoria por idade. Conheça a agora esse benefício mais de perto!

Regras

A aposentadoria por idade precisa seguir regras. A idade mínima para a mulher é de 60 anos, enquanto para os homens é a partir dos 65 anos. Já para os trabalhadores rurais, a idade mínima é de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

Mas, você deve pago a contribuição ao INSS por no mínimo 15 anos para conseguir dar entrada na aposentadoria. Porém, não se preocupe, caso você tenha tido registro em carteira de trabalho, é obrigação do próprio empregador pagar as parcelas do INSS, enquanto para quem trabalha como autônomo, é a obrigação do trabalhador contribuir ao INSS durante 15 anos para ter direito a aposentadoria.

É interessante ressaltar que o empregador deve estar trabalhando no momento em que dar entrada a aposentadoria para que receba corretamente os benefícios, seja ele trabalhador rural ou urbano. Caso o rural não tenha esse requisito, poderá trabalhar como empregador urbano (por mais 5 anos) até atingir a idade mínima, a fim de receber os mesmos benefícios.

Documentos necessários para dar entrada na aposentadora por idade

  • Documento de identificação válido;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovantes de pagamentos e contribuições ao INSS;
  • Já para os trabalhadores rurais, é preciso comprovar a atividade realizada durante os anos;

Como dar entrada na aposentadoria por idade?

1) Agende um atendimento através do site da previdência social ou por meio do contato telefônico (número 135). O horário de atendimento é das 7h às 22hs.

2) Vá até a agência solicitada com os documentos e verifique sua situação.

3) Caso dê tudo certo, você será liberado a receber o benefício da aposentadoria todos os meses.

Informações importantes

  • Caso você queira cancelar o recebimento da aposentadoria por algum motivo, é possível. Entretanto, você não poderá ter recebido nenhuma parcela da aposentadoria nem ter retirado alguma quantia do FGTS.
  • Se a sua aposentadoria ocorreu por conta de invalidez, você receberá 25% a mais no valor da aposentadoria.
  • O aposentado que quer continuar trabalhando terá que contribuir para a previdência social, a fim de ganhar um novo salário após o término do serviço e contratação.
  • Se você não puder comparecer a agência para verificar sua situação, nem para retirar a aposentadoria, você pode indicar um terceiro, nomeando um procurador, para ir em seu lugar.

Aproveite mais a vida com a aposentadoria, depois de tantos anos de trabalho!

Deixe um comentário