Como dar entrada na carteira do CRECI?

Com a necessidade de ter maior organização e fiscalizar as atividades do profissionais Corretores de Imóveis, foi necessário a criação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI.

O CRECI é uma organização estatal, mas que detém de certa autonomia para apontar algumas funções que são de interesse de toda a classe amparando-os em todos os sentidos.

Desse modo, qualquer pessoa pode aderir a carreira de corretor de imóveis. Para isso, é necessário se inscrever ou providenciar a regularização através de cursos preparatórios com rápida duração.

dar-entrada-carteira-creciPara se inscrever e cursar o curso Técnico em Transações Imobiliárias é necessário dispor de uma série de documentos:

– fotocópia do CPF;

– fotocópia do RG;

– fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento;

– fotocópia do Título de Eleitoral (sem esquecer os comprovantes da última votação);

–  fotocópia do*Certificado de Conclusão do Segundo Grau ou Ensino Médio;

– fotocópia autenticada do histórico escolar;

– fotocópia do comprovante de endereço;

02 fotos 3X4 atuais;

– fotocópia de certificado de reservista (para homens com menos de 45 anos).

*É permitido realizar o ensino médio em concordância com a escola credenciada.

Uma observação importante é que o CRECI dispõem de associação direta com os cursos preparatórios, desse modo, é dever do interessado se manter informar em relação ao curso e principalmente se ele oferece o direito de registro profissional e garantia de atuar na área.

Como obter o Registro no CRECI?

Para obter o CRECI é necessário fazer os devidos trâmites em duas instituições, o INSTITUTO JUSDJA Editora e Cursos de Qualificação Profissional (empresa particular), onde é necessário se matricular para faze o Curso de TTI – Técnico em Transações Imobiliárias e o CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis onde é possível se inscrever visando atuação no mercado imobiliário.

Por não possuir uma instituição com curso próprio o CRECI deve ser realizado em um instituto privado que seja reconhecido pelo MEC, Secretarias, COFECI e o próprio CRECI.

O que fazer para obter a inscrição definitiva?

Depois de concluído o curso obrigatório, dentro do prazo previsto e já tendo o diploma do curso em mãos, é possível requerer o registro da sua inscrição definitiva, a partir de um requerimento específico e apresentando toda a documentação necessária.

Para obter informações mais precisas, como os documentos a serem apresentado e formulários que devem ser preenchidos, basta acessar o site do CRECI e seguir as instruções que lá estão destacadas.

Todo o processo de requerimento para registro definitivo do CRECI, tem duração em média de 90 dias, de modo que o próprio órgão CRECI entrará em contato com você para marcar a data em que você receberá a carteira profissional definitiva, em uma cerimônia solene.

É importante destacar que, se você deseja de fato investir na carreira de corretor de imóveis é de extrema importância que você obtenha o registro no conselho e a carteira profissional pois, de acordo com a Constituição do país (mais especificamente no Art. 47.) trabalhar sem registro oficial é crime e mais ainda, desempenhar a profissão sem se adequar as condições exigidas por lei está sujeito a pena de prisão por 15 dias a 3 meses.

Deixe um comentário