Como dar entrada na pensão alimentícia?

Creio que vocês já tenham acompanhado inúmeros casos de pais que acabam encrencados com a justiça por não pagar pensão alimentícia, não é mesmo?

Pois é, essa é uma situação que deve ser vista com bastante cautela por ex-casais, pois, vale lembrar, os principais interessados são aqueles a quem eles devem zelar: Seus filhos.

dar-entrada-pensao-alimenticia

Em definição, pensão alimentícia é um pagamento que deve ser feito em dinheiro, com valor fixado pelo juiz. Com essa quantia, o responsável pelo pagamento deverá estar sanando as despesas referentes ao sustento de seus filhos.

Nesse texto, explicaremos detalhadamente como deverá funcionar esse processo de entrada da pensão alimentícia.   

Dicas de como fazer para solicitação de tal benefício

1# – Antes de tudo

Vale lembrar que, antes de entrar com o processo, você poderá estabelecer um acordo verbal com o pai ou mãe de seu filho.

Essa é a solução mais rápida, eficaz e amigável, trazendo benefícios a todos, sobretudo para as crianças.

No entanto, sabemos que nem tudo são flores e isso, muitas vezes, não é possível.

2# – Contrate um advogado

Se a única solução é recorrer aos procedimentos burocráticos e judiciais, embora não seja o melhor, também não há razões para temer.

Entre em contato com um bom advogado que será o responsável por lhe passar todas as coordenadas desse processo.

Se você não conseguir arcar com os gastos, procurar a Defensoria Pública para nomear um será a melhor saída. Se sua cidade não tiver Defensoria Pública, você poderá procurar informações em outros órgãos competentes como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo.

3# – Documentação

Seu advogado lhe dará todas as coordenadas e poderá fazer esse procedimento com você, mas, em suma, para dar entrada no pedido você precisará comparecer no Fórum, na Vara da Família, mais próximo da sua residência portando:

– Documento do pai ou da mãe que estiver com a criança

– Carteira de identidade

– CPF

– Comprovante de residência

– Certidão de nascimento do filho

– Carteira de identidade do filho

* O funcionamento desse órgão é das 12h30 até as 17h, sempre de segunda a sexta-feira

4# – Demais casos

Os pedidos que fugirem do básico, como aqueles que são pedidos aos avós, por exemplo, é importante que sejam formulados por seu advogado.

Considerações finais

Conforme está disposto na Constituição Federal e no Código Civil, poderá caber tanto ao pai quanto a mãe o dever de pagar pensão alimentícia.

Pode, também, caber aos próprios avós essa missão, depois que os meios de cobrança dos pais tiverem se esgotado.

Caso pai ou mãe se casem novamente, isso não deverá interferir em nada no pagamento da pensão

Vale lembrar que, essa pensão será de suma importância para seu filho, portanto, deve ser visto com o máximo de cautela.

Embora carregue esse nome, trata-se de um benefício para uma infinidade de fins como educação, tratamento médico, gastos com habitação, entre outros.

Negligenciá-lo será tirar das suas crianças algo que é deles de direito.

30 Comentários

  1. Dayane says:

    Tenho uma filha de 07anos e o pai nunca ajudou com nada gostaria muito de sabe se ela têm direito a todo este tempo que ele não ajudou

    • Patrini da silva says:

      Eu tenho uma filha de 3 anos ela vai fazer 4 anos dia 16 de Outubro e o pai dela nao deu nada e nao da contro nasceu oq eu posso fazer espero a responda???

  2. silvana says:

    O pai de meu filho esta preso ..a mais de cinco anos ele não paga pensaou. Meu filho vai fazer 7 anos. Como faço pra ele pagar a pensão.? Aguardo retorno. Obrigado

  3. Lorena says:

    Aonde devo ir pra ta entrada na pensao da minha filha. Pois o pai e militar

  4. Thais says:

    Meu marido quer ir na ob para dar entrada na pensão alimentícia pq a mãe do filho dele não dxa ele ver a criança
    Queria saber quais documentos levar

  5. Gessica says:

    Como posso fazer pra da entrada em um processo de pensão alimentícia só que eu já fiz esse mesmo processo só que o processo foi arquivado quero dar entrada em um novo processo como posso fazer

  6. Jeferson says:

    Tenho duas filhas com mães diferentes uma tem 6 anos e a outra 8 anos pago pensão nunca deixei de pagar pego minhas filhas sempre porém as mães nunca estão satisfeitas ,preciso legalizar pois quando não faço como elas querem elas não deixam eu pegar minhas filhas como faço?

  7. carina says:

    Sou separada a anos o pai esta preso e o avo das crianças faleu deixando a casa meus filhos nunca receberam pensão do pai enfim a casa do avo esta a venda meus filhos tem direito a alguma coisa na venda da casa.

  8. priscila says:

    minha filha tem 03 anos e depois de 03 anos ele ta pedido o exsame de DNA vem ka é obrigatorio vc pega e realizar esse exsame

  9. priscila says:

    minha filha tem 03 anos e de um tempo pra qua o pai nao quer da mais nada qe so vai da se ele realizar o exame de DNA vem qa é obrigatorio eu como mãe fazer esse exame e sendo que ele registro a menina

  10. Emanuelle santos de Azevedo says:

    Meu filho vai fazer 3 anos o pai nunca deu 1,00 real. Não sei o endereço novo dele apenas sei que é na cidade de Montes Claros Minas gerais. Já dei entrada em 2015 mais mudei de cidade e nunca mais mexir queria saber como faço, dou entrada novamente ou tenho que cancelar não sei a quem recorrer. Espero resposta desde já agradeço

  11. Bruna says:

    Meu marido tem 2 filhos com mães diferente do que ele paga na justiça só pra uma é pra outra ele paga mais ela não levou ele na justiça ele pega o menino nas férias ele fica com noís mais a outra criança ele nem vê e paga 300 de pensão só pra ela e paga pró menino tbm e não sobra nada pra noís ele recebe 1100 e noís 2 tem um filho juntos em quando os outros está bem o meu não está…
    Queria saber como ele faz para baixar a pensão pois não está dando para manter nem noís e nem nosso filho sobra muito pouco para nois

  12. Patricia Domingues Picanço says:

    Meus filhos tem 11 anos de idade, e o pai não colabora nem com 20% das despesas. Roupas e calçados nem se fala. Material escolar, se faz de surdo. Que documentação devo levar para dar entrada na pensão alimentícia ?

  13. Alba m m cutrim says:

    Meu nome é Alba,tenho um filho que ja esta com 17 anos o pai paga a pensão.mas sempre rola um extresse eu tenho que ficar ligando e praticamente emplorar pra ele depositar o dinheiro ele sempre pagou com dinheiro de aluguel das kitinetes dele nunca pagou do salario dele alegava que o pagamento dele ja estava comprometido,agora o pagamento dos militares esta atrando ele dis que não dar pra pagar a pensão,gostaria de saber o que devo fazer não tenho condições de pagar um advogado.

  14. Fabiana says:

    Boa noite , tenho 2 filhos uma menina de 12 é um menino de 17 , a menina mora comigo e o menino com​ pai , eu tenho direito a pensão p minha filha de anos , lembrando q o pai ganha muito mais q eu

  15. silvana says:

    O pai da minha filha está em São Paulo como será pra ele vim pra audiência?
    Se n sei o endereço certo mais conheço familiares dele …o que fazer?

  16. Daiane says:

    Gostaria de saber .há dois anos atrás fiz um acordo com avó de meu filho por parte do pai de ela ficar com ele até eu construí minha casa,ela aceitou porém eu não sabia que ela tava com segunda intenção ela deu entrada na guarda e consegui ha guarda ,desde quando ele foi pra lá ela me ligava dizendo que não aguentava .mais o Neto ela uma senhora muito mentirosa. ele tá comigo de novo graças há Deus mas quero passar ha já guarda para Meu nome como faco. Até pq ela tá ameaçado vim pegá ele de mim.eu quero ele comigo

  17. lilian says:

    olá tenho um bebê de 1mes e meio gostaria de saber como faco para dar entrada

  18. Rose says:

    Não tenho o endereço do pai como faço pra entrar com o pedido de pensão alimentícia??

  19. Rose says:

    Como faço pra dar entrada na pensão alimentícia sendo que não tenho o endereço do Pai , mais ele trabalha d carteira assinada e já tem registro dá outra mãe dos filhos dele???

  20. Hudsson says:

    Eu sou pai de uma menina de 1 ano e meio e eu gostaria de saber como faço pra dar entrada na pensão da minha filha, no caso, pra eu pagar pra mãe dela. Pois estou dando o dinheiro em mãos, um valor bem acima do que seria decretado judicialmente, e ainda assim ela acha baixo o valor que pago.
    Obrigado

  21. Wellington says:

    Minha ex mulher nn deixa eu ver o meu filho o que devo fazer, e como devo acionar a justiça.
    Eu mesmo me coloco na justiça?.

  22. michele says:

    ola tenho um filho de 2 anos e 4 meses .o pai dele exige o exame de DNA mais não quer pagar.
    nunca ajudou em nada e nem vê a criança .
    e não o registrou .
    como faco para pedir pensao .
    ja tentei entrar em acordo mas foi inutil.
    posso perder meu filho sem nunca nem ao menos ele ter visto ou feito.questao de ver .
    queria os direitos do meu filho.mas não quero que ele pegue .
    como fazer?

  23. Lucas says:

    A mae do meu filho saio de casa depois de 35 dias foi a justiça e me acusou de agressão coisa que jamas aconteceu. pago a pensao do meu filho, ela pedio os moveis dei tudo a casa ja esta a venda.
    Ela me acusou para ter direito a casa.
    Mas ja que foi ela quem abandonou ela tem o direito de querer voutar ! sou obrigado a aceitar ?
    Vou dar entrada no processo de pensao do meu filho o juiz pode me tirar da casa pra ela ficar ja que ta com o menino.
    Hoje eles estão na casa dos pais dela.

  24. Anderson says:

    Eu ganho 1.400,00 e to dando 250,00 de pensão,fora as coisas pra ela como fraldas etc.ainda to pagando o plano de saúde, aí a mãe falou que é pouco como eu resolver isso,vou pra justiça.

  25. Natália Barbosa de souza says:

    Bom dia eu tenho 19 anos e eu não conheço meu pai. So vi ele pelas redes sociais. E quero saber se eu ainda recebo a pensão. Ele nunca me deu nada na vida.

  26. Maiana says:

    Vou botar o pai dos meus filhos na justiça, mais tenho medo porque ele me ameaça de tomar meus filhos de mim. E eu não tenho como comprovar o quanto ele ganha

  27. nilson says:

    Meu filho tem 5 pago pensão em comum acordo com a mãe dele sem entrar com processo na justiça a mãe dele vive mudando de cidade e de meses para ca não me mais nenhuma notícia da criança como devo proceder na justica com relação a pensão e a falta de notícias do meu filho?

  28. Paula says:

    Meu filho tem 12 anos mas o pai nunca deu nada esse tempo todo o que eu faça pra dar entrada na pensão porque o pai dele tá mostrando no Rio de janeiro não sei endereço não sei mas nada só sei que está no Rio de janeiro

  29. Luciane Pimentel says:

    Olá, tenho 2 filhos sendo que a minha mais velha já tem 20 anos e esta fazendo faculdade,e como estou desempregada no momento não pude mais pagar a faculdade dela,gostaria de um retorno para melhor explicação, obrigada

Deixe um comentário