Como dar entrada no passaporte

Viajar para o exterior é uma ótima experiência, mas você deve estar com tudo preparado, antes de curtir o passeio, para não ter dores de cabeça no aeroporto. Lidar com a burocracia que envolve uma viagem internacional é uma prova necessária para qualquer pessoa que, pela primeira vez, vai pisar em solo estrangeiro. Se você contratou uma agência de viagem, certamente terá menos trabalho, mas, mesmo assim, algumas tarefas são de sua responsabilidade.

dar-entrada-no-passaporteO passaporte é um dos principais documentos exigidos para quem vai viajar, e você precisa pedi-lo com antecedência – o processo todo demora meses para ser finalizado. Veja, a seguir, como dar entrada no passaporte.

1. Esteja com todos os documentos em mão

Para fazer o requerimento do seu passaporte, o primeiro passo é ter em mãos todos os documentos exigidos pela Polícia Federal (PF). A lista completa de documentos pode ser conferida no site (http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte). Lá, você pode conferir os documentos exigidos para as diferentes situações: crianças, menores de idade, estrangeiros etc.

Os documentos obrigatórios são:

Documento de identificação;

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Título de Eleitor;

Comprovantes de votação na última eleição e

Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens).

2. Acesse o site da Polícia Federal

De posse de todos os documentos exigidos, acesse o site da Polícia Federal e procure a seção “Passaporte”; depois, clique em “Requerer passaporte”. Em seguida, uma janela contendo informações importantes sobre o processo de requerimento vai aparecer na tela. Leia tudo atentamente para não deixar de realizar nenhuma etapa do processo. Confira se as informações estão em ordem e, em seguida, clique em “Emissão de passaporte”.

3. Preencha os seus dados

Ao clicar em “Emissão de passaporte”, uma tela contendo um formulário irá aparecer. Você deverá preenchê-lo com todos os dados pedidos, os campos marcados com um (*) são de preenchimento obrigatório. As informações pedidas são as seguintes: dados pessoas, documentação, dados complementares e local de atendimento.

3. Faça o pagamento do boleto (Guia de Recolhimento da União)

Após concluir o processo, o sistema irá gerar um boleto contendo o valor da taxa de passaporte (R$257,25). O pagamento do boleto é obrigatório. Preste atenção na data de vencimento; caso você não realiza até o dia indicado, pode reimprimir o boleto no site, sem prejuízo.

4. Faça o agendamento

Depois de imprimir o boleto, vai aparecer a opção de marcar o agendamento para comparecimento à Polícia Federal. Escolha o melhor horário para você e imprima o comprovante de agendamento. Caso você não possa comparecer no dia indicado, poderá alterar a data no site da PF.

Pronto! Depois de seguir todos os passos informados até aqui, você deverá comparecer no dia, horário e local indicados no momento do requerimento, munido dos documentos de identificação exigidos, do comprovante de pagamento da GRU e do comprovante de agendamento. Em até 10 dias, você poderá retirar o seu passaporte. Atualmente, existe a opção de ser informado por e-mail quando o seu passaporte estiver disponível.

O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos.

Deixe um comentário