Como dar entrada no reservista

O certificado de reservista é um documento que comprova a inclusão do cidadão na Reserva do Exército, Marinha ou da Aeronáutica. Todo jovem do sexo masculino, ao completar os seus 18 anos de idade, deve comparecer à Junta do Serviço Militar (JSM) de sua cidade no prazo de 6 meses do ano em que completa a maioridade. O alistamento é obrigatório, e aqueles que não o fizerem podem sofrer sérias penalidades.

Quais os prazos para apresentação?

Pela internet: 1º dia de janeiro até o dia 30 de junho do ano em que completa 18 anos.

Comparecimento à Junta de Serviço Militar: Em data e horários, agendados no dia do alistamento ilitar.

Qual a data limite de apresentação: até 30 de Junho do ano em que o menor completar a maioridade, 18 anos.

Quais as penalidades para aquelas que não comparecerem no período?

dar-entrada-na-carteira-de-reservistaAqueles que por algum motivo não puderem comparecer à Junta de Serviço Militar no prazo estipulado, devem fazê-lo o quanto antes para regularizar o sua situação e poder emitir seu certificado de alistamento militar e requerer sua carteira reservista, caso seja dispensado do serviço militar. No entanto, esse serviço não é gratuito, caso haja atraso, o indivíduo terá que pagar uma taxa e uma multa.

Os brasileiros que não estiverem em dia com o Serviço Militar, ou seja, com o Certificado de Reservista sem os devidos carimbos e comprovantes de comparecimento, estarão impedidos de:

  1. Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
  2. Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subcencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do governo federal, estadual, dos territórios ou municipal;
  3. Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municipal;
  4. Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
  5. Obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  6. Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  7. Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria, ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público:
  8. Estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais;
  9. De entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público;
  10. Receber qualquer prêmio ou favor do governo federal, estadual, dos territórios ou municipal.

Quais documentos devem ser apresentados no dia do alistamento?

  • Certidão de nascimento ou documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção;
  • Comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante; e
  • 01 (uma) fotografia 3×4 (recente, de frente e sem retoques).

 

Como fazer o alistamento militar online

Atualmente, o serviço de alistamento militar está mais fácil, e pode ser feto pela internet, sem sair de casa. Para isso, sia o passo a passo a seguir.

Passo 1 – Acesse site Alistamento Online. Clique em “Quero me alistar””.

como-fazer-alistamento-online-passo-1

Passo 2 – Você deverá clicar em uma das opções, na qual descreve a situação que você se encontra.

como-fazer-alistamento-online-passo-2

Passo 3 – Clicando em “Alistamento Militar”você será direcionado a uma página que te informará sobre a necessidade de realizar o seu cadastro. Clique em “Entendi quero prosseguir”.

como-fazer-alistamento-online-passo-3

Passo 4 – Nessa etapa, você deverá clicar em “Fazer Cadastro”.

como-fazer-alistamento-online-passo-4

Passo 5 – Preencha os dados solicitados e os caracteres exibidos na imagem. Em seguida, clique em “Continuar”.

como-fazer-alistamento-online-passo-5

Passo 6 – Agora, você deverá confirmar sus dados pessoais, selecionando as informações corretas, de acordo as perguntas feitas. Em seguida, clique em “Continuar”.

como-fazer-alistamento-online-passo-6

Passo 7 – Uma solicitação de confirmação de cadastro será enviado para o e-mail fornecido. Clique em “Continuar”para receber o e-mail.

como-fazer-alistamento-online-passo-7

Passo 8 – Acesse sua caixa de e-mail para confirmar seu cadastro. Caso não encontre o e-mail enviado na caixa de entrada, verifique o lixo eletrônico (spam). ao abrir o e-mail, clique no link enviado, para confirmar seu cadastro.

como-fazer-alistamento-online-passo-8

Passo 9 – Você será redirecionado ao site e deverá criar uma senha de acesso. Essa senha deve possuir entre 8 e 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúscula, números e caracteres especiais (! ” # $ % & ‘( ) * + , – . / : ; < = > ? @ [ \ ] ^ { | } ~). Digite seu CPF e senha escolhida (duas vezes). Por fim clique em “Criar senha”.

como-fazer-alistamento-online-passo-9

Passo 10 – Pronto! Seu cadastro foi finalizado.

como-fazer-alistamento-militar-online-passo-10

Passo 11 – Com o seu cadastro finalizado e logado, volte a site do Alistamento Online, selecione “Alistamento Militar” e selecione o serviço desejado “Alistamento Online”.

como-fazer-alistamento-militar-online-passo-11

Passo 12 – Selecione a opção que se enquadra a sua situação.como-fazer-alistamento-militar-online-passo-12

Passo 13 – Preencha a data do seu nascimento e o número do seu CPF, sem pontos ou traços, e clique em “Validar”. Em seguida, preencha as demais informações e solicitadas e clique em “Avançar”.

como-fazer-alistamento-militar-passo-13

Passo 14 – Leia e aceite as condições de alistamento online, selecionado “Concordo com as condições”.

como-fazer-alistamento-militar-online-passo-14

Passo 15 – Pronto! Será gerado seu RA (registro de alistamento), anote e guarde. Além disso, serão exibidas as orientação e informações sobre o local, data e horário no qual você deverá comparecer na Comissão de Seleção.

Observação importante: Caso você não tenha como comparecer na data e horário marcado, deverá se apresentar o mais rápido possível no endereço indicado.

Como realizar o alistamento militar presencial

Basta comparecer a Junta de Serviço Militar que fique mais próxima da sua residência, durante o prazo apresentação, com todos os documentos necessários em mãos. Essa junta é um órgão alistador que faz parte da estrutura administrativa da prefeitura municipal.

Durante atendimento, você será instruído sobre os próximos passos e como proceder.

O que fazer após o alistamento militar obrigatório

Após o término da prestação do Serviço Militar, o cidadão deverá se apresentar à Junta Militar nos próximos 5 anos que se seguirem. A cada vez que ele comparecer, o seu Certificado de Reservista é carimbado, confirmando a sua apresentação dentro do devido tempo.

Somente aquele que estiver com as suas obrigações em dia, ou seja, tiver no seu Certificado de Reservista as confirmações de comparecimento, estará quite com o Serviço Militar.

Quanto pago pela reservista?

A obtenção da 1ª via do Certificado de Reservista é gratuita. A 2ª via, no entanto, é feita mediante o pagamento de uma taxa.

  • Se você tiver quaisquer dúvidas sobre o alistamento militar e o Certificado de Reservista, compareça à Junta de Serviço Militar da sua cidade.

Um comentário

  1. ivanildo says:

    Me alistei fui dispensado,e ainda estou com o cam,como faço pra dar entrada na reservista

Deixe um comentário